Pivo

Se você está pensando no que fazer para alcançar melhores resultados em sua safra e minimizar as surpresas negativas do clima, a irrigação pode ser a sua solução.

Aliás, com ela a lavoura fica protegida contra as secas, aumenta seu desenvolvimento e também sua lucratividade, diminuindo os riscos de confiar apenas na água da chuva.

O agricultor que pretende se tornar um irrigante tem diversas opções de sistemas de irrigação, softwares de gestão e marcas.

Por permitir a aplicação de maneira precisa de água e fertilizante nas culturas, há uma grande aceitação entre os produtores rurais do pivô. Então, entre as principais vantagens dessa técnica, podemos destacar:

- simplicidade na operação;

- Economia de água e energia;

- Baixo custo com mão de obra;

- Irrigação para longas distâncias;

- Facilidade de adaptação em qualquer fazenda;

- Eficiência e facilidade na aplicação de fertilizantes na aplicação.

Manutenção

O pivô central se tiver uma boa manutenção pode ter uma vida útil entre 15 a 20 anos. É recomendado que o produtor faça uma revisão pré-safra, conferindo o conjunto de tração, os aspersores e reaperto de parafusos e a parte elétrica.

Se o ph da água na região for muito ácido ou alcalino, o equipamento apresenta uma depreciação mais rápida. Por isso, o manejo da água e a manutenção preventiva são tão importantes.